APRESENTAÇÃO



O documentário

Sultaque

Identidade Cultural - Sotaque Curitibano

Apresentação

Zilá Maria Walenga Santos

O projeto “Sultaque” se permeou pelas histórias que foram construídas por descendentes de origens étnicas imigratórias, afrodescendentes e de indígenas, por meio de suas experiências vividas e as de seus antepassados. Cada personagem nos fez voltar no tempo, como visionários de um passado, pois as escritas registraram os fatos, mas nós enveredamos para dentro dessas histórias, trilhando caminhos e vislumbrando cenários que apenas cada um deles trilhou.

As origens do nosso jeito de falar e nuances das culturas próprias de cada personagem foram se desvelando, tanto na exaltação dos seus bens culturais, que ainda persistem em meio à modernidade dos dias atuais, tanto nos lamentos pelas tradições culturais que já não mais são cultuadas ou preservadas, como o seu linguajar e alguns costumes antigos, que foram se perdendo com o tempo, devido às influências dos hábitos, do idioma e do modo de viver dos curitibanos na atualidade.

Este projeto se amparou em estudos já realizados sobre a identidade cultural do povo curitibano e pelas pesquisas que foram realizadas por profissionais de notório saber das áreas de História, Antropologia e Sociolinguística, em ação conjunta com a Pesquisa de Campo.


Sou administradora e produtora cultural. Entre outras atividades, atuei como servidora na Fundação Cultural de Curitiba por 26 anos, onde tive o privilégio de participar da produção de seminários e projetos de preservação do Patrimônio Material e Imaterial, no âmbito da diretoria de Patrimônio Cultural.

Considero que ações de resgate e registro da memória da cidade são extremamente relevantes para a preservação da nossa história.

Hoje somos a história do amanhã !

Foi com esse pensamento que idealizamos e realizamos este projeto.

Zilá Maria Walenga Santos


INCENTIVO

Projeto aprovado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná